sábado, março 20, 2010

Limerence

Se você reparar bem em duas pessoas que estão juntas, você consegue ver que o mundo de alguma delas se sobressai. Alguém tem que ser sempre flexível porque o outro na certa cometerá as maiores burradas. E é isso que vai intensificar o amor. A pessoa recessiva precisa da luz, do brilho e da vivacidade da pessoa dominante. É um tipo de interação que quem tem que se recatar sai perdendo porque tem que modificar o habitat normal da sua vida. Como se fosse um parasitismo onde a recessiva afeta adversamente a dominante através de um ataque direto na outra pessoa.
Quando você tem esse tipo de relação quase sempre a sufocará  porque o impacto sobre ela é muito grande. E se você tiver uma sensibilidade aguçada irá perceber que certas coisas são características das gerações passadas. Gene não se muda. Ou você nasce feliz, ou você depende dos outros pra ser feliz. Quem é feliz consegue sorrir de si mesmo sabendo que a pessoa que ela mais ama nunca mais vai estar com ela pra compartilhar outra gargalhada. E não é isso que vai torná-la indiferente em relação ao amor sentido, nem o tornará pequeno ou algo que esqueça facilmente, é apenas coisa de gene. Com toda certeza a sua genitora também era assim. Sorrir é hereditário. Atitudes também são.
Não adianta você querer mudar uma pessoa só pra ela se encaixar na sua vida. Se você souber realmente o que é o amor, você aprende que os erros fazem parte dela. E que você não pode querer torná-la igual a você.
Satisfação é importante. Não adianta você ficar com alguém pra tapar um vazio ou uma carência em sua vida. Necessidade ás vezes é confundida com o amor. Você precisar de alguém por perto, e alguém com quem conversar não significa necessariamente amar, do amor eros. Você precisa de um amigo.
Eu li sobre "A Teoria Triangular do Amor de Sternberg" onde o amor é caracterizado por três elementos: intimidade, paixão e compromisso. Cada um destes elementos pode estar presente em um relacionamento, produzindo as seguintes combinações:
Conexão ou amizade (intimidade)
Infatuation ou limerence (paixão)
Empenho amoroso (empenho)
Amor romântico (intimidade + paixão)
Compromisso amoroso (intimidade + empenho)
Amor Fático (paixão + empenho)
Amor Comsumado (intimidade + paixão + empenho)
E li sobre estilos de amor:
Eros (amor) - um amor apaixonado fundamentado e baseado na aparência física
Psiquê - um amor "espiritual", baseado na mente e nos sentimentos eternos
Ludus - o amor que é jogado como um jogo; amor brincalhão
Storge - um amor afetuoso que se desenvolve lentamente, com base em similaridade
Pragma - pragmática amor, amor que visualiza apenas o momento e a necessidade temporária, do agora.
Mania - amor altamente emocional; instável; o estereótipo de amor romântico
Ágape - amor altruísta; espiritual.
Você pode analisar que o amor que a gente sente tem diversas maneiras de ser interpretado, e que nem sempre a pessoa que você está agora o vê da mesma maneira que você e/ou dá a mesma importância.
Você tem que lembrar de ser sincero consigo mesmo e seguir o teu coração. E ver se o que você sente não passa de uma confusão. Nós podemos estragar o ciclo do amor de algumas pessoas prendendo-as por muito tempo as amando da maneira errada. Meu conselho é que você se olhe para dentro hoje, e desembarace o que você sente. Depois, siga em frente.

Nenhum comentário: